terça-feira, 5 de abril de 2011

Trabalho de geografia.

Atividade de Geografia 1º Bimestre (3º ANO)
Data de entrega: até dia 20/04
Grupo de até 6 pessoas (1 trabalho por grupo)
Responder o questionário a respeito do tema: Le Monde pública edição especial de sua revista sobre o Brasil do portal G1. Segue abaixo o texto e as questões.

ATIVIDADE 1
PARIS, 13 Set 2010 (AFP) O jornal francês Le Monde publica nesta semana um número extra de sua revista com o título "Brasil, um gigante que se impõe", com uma capa com as cores da bandeira, verde, amarelo, azul e branco.A apenas três semanas da eleição presidencial que marcará o fim de dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, o Le Monde lança a publicação extraordinária de 100 páginas na qual analisa a evolução do Brasil em vários aspectos. Da diplomacia até a política, passando pela economia, sociedade e meio ambiente, a publicação faz o balanço de 25 anos de democracia. "Serei o último presidente de um Brasil subdesenvolvido", são as primeiras palavras do editorial, que cita a frase do ex-presidente José Sarney, que em 1985 herdou uma dívida colossal da ditadura. "Um quarto de século mais tarde, o 'colosso impávido' se tornou, ao lado de China e Índia, em uma nação emergente que reclama participar nas grandes decisões planetárias", afirma, antes de completar que o balanço "é amplamente positivo e o de Lula em particular". "Que outro dirigente do mundo pode vangloriar-se de deixar o poder com uma taxa de aprovação de 80%?", pergunta a revista, em referência ao presidente Lula, que assumiu o poder em 1º de janeiro de 2003 e deixará o posto em janeiro de 2011, dando lugar ao candidato eleito na votação de 3 de outubro. Antes de entrar nas questões mais profundas, a revista repassa os quase oito anos de mandato de Lula, primeiro presidente de esquerda do Brasil. O Brasil, defensor das economias emergentes, membro do G20 e líder econômico na América Latina, é um ator "inevitável" da economia mundial, destaca a publicação. "Mas ainda busca seu lugar no cenário diplomático, comprometido por suas amizades perigosas, como a do presidente venezuelano Hugo Chávez, os irmãos Castro ou o ditador iraniano Mahmud Ahmadinejad", completa. A unidade regional, a luta contra a corrupção, os crimes da ditadura (1964-85), assim como o clientelismo político, a violência endêmica e o desmatamento são objetos de artigos, sem esquecer as telenovelas, o auge dos grupos evangélicos e o sempre lembrado futebol. Outros artigos também abordam a origem africana do Brasil, com o historiador Luiz Felipe de Alencastro, e as impressões do falecido filósofo francês Claude Levi Strauss ao chegar ao país, em 1935.
Questionário
1. O título "Brasil, um gigante que se impõe" se confirma atualmente ou é uma previsão de futuro que ainda está longe de se tornar uma realidade?
2. O presidente José Sarney em 1985 com a frase "Serei o último presidente de um Brasil subdesenvolvido" quis dizer o que naquela ocasião? Explique.
3. Qual a relação entre o hino nacional brasileiro e o termo “impávido colosso” destacado no texto acima?
4. O texto está de acordo ou não do Brasil tornar-se defensor dos países emergentes? Explique o contexto.
5. Qual sua conclusão a respeito da matéria acima publicada numa revista francesa?


ATIVIDADE 2
Fazer um resumo e pintar os países no mapa-múndi os seguintes blocos econômicos:
UE    APEC    CEI 
NAFTA   ASEAN  PACTO ANDINO
MERCOSUL CARICOM       SADC   

ATIVIDADE 3
Fazer um resumo da apostila dos seguintes conteúdos: Velha Ordem Mundial, Blocos Econômicos e Nova Ordem Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário